Filosofia Viva - Brasil - iG" /

Textos de grandes filósofos são reunidos na coletânea Filosofia Viva

SÃO PAULO ¿ Acaba de ser lançada no Brasil, pela Attar Editorial, a coletânea de textos Filosofia Viva, compilada pelos americanos Jacob Needleman e David Appelbaum. O volume reúne textos de filósofos, místicos e escritores que têm um tema comum: o procura por si mesmo.

Redação |

Segundo os autores, Filosofia Viva é uma espécie de reflexão sobre o próprio eu, que se preocupa tanto com os pequenos atos cotidianos quanto com as configurações mais misteriosas da vida. O livro defende a idéia de que, para refletir sobre a própria existência, não é preciso se afastar do dia-a-dia.

Para ilustrar esse ponto de vista, o livro reúne textos de origens bastante variadas, mas que chegam a conclusões comuns. Por exemplo, o método de Descartes e o Grande Caminho do mestre Sôsan, o iluminado seguidor de Buda, ou pequeno castelo da alma da mística cristã de Mestre Eckhart e as chagas de Édipo Rei.

Needleman tem experiência neste tipo de antologia. Ele também é autor de "Sobre o Amor", em que analisa como filósofos de diferentes épocas trataram do amor.

Serviço

"Filosofia Viva"
Jacob Needleman e David Appelbaum
Tradução de Élcio de Gusmão Verçosa Filho
372 páginas
Attar Editorial
R$ 49

Leia mais sobre: filosofia

    Leia tudo sobre: filosofia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG