Temporão propõe criação de Força Nacional de Saúde

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, propôs nesta terça-feira ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de uma Força Nacional de Saúde, semelhante ao que já acontece com a Força Nacional de Segurança, comandada pelo Ministério da Justiça e com ação na área de segurança pública.

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

A idéia seria formar um grupo de profissionais de saúde altamente qualificado, que pudesse ser mobilizado e deslocado para qualquer lugar do Brasil em situações nas quais haja impacto direto sobre a saúde pública.

Entretanto, segundo o ministro, não há nada definido até o momento. Detalhes do projeto deverão ser apresentados em dois meses ao presidente Lula. Estamos vendo ainda os detalhes. Temos que ver agora de que maneira institucionalmente pode ser estruturada, organizada e implementada esta organização, disse.  

Temporão também declarou que o ministério pretende reforçar as estratégias de comunicação, informação e educação, envolvendo todas as escolas do ensino básico, médio e técnico, para reforçar ações na área de saúde pública.  

Dengue 


Na reunião desta manhã, no Palácio da Alvorada, o ministro também conversou com Lula sobre o combate à dengue. De acordo com Temporão, o presidente reiterou ser seu objetivo envolver os prefeitos no combate à doença. Temporão declarou ainda que o presidente Lula espera ser rotina dos brasileiros o cuidado com a higiene de suas casas para evitar focos do mosquito da dengue, assim como seria o hábito de escovar os dentes e pentear os cabelos.

Remédio contra dengue hemorrágica

Um medicamento que diminui os principais sintomas da dengue e que evita a forma hemorrágica da doença poderá estar disponível dentro de três anos. As pesquisas desenvolvidas por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com ratos de laboratório demonstraram que o uso do remédio modipafant não permite que as plaquetas sangüíneas saiam dos vasos e migrem para os tecidos, como acontece com a dengue hemorrágica, evitando a queda das plaquetas. Saiba mais

Leia também:

Leia mais sobre: dengue

    Leia tudo sobre: dengue

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG