O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, disse que o Brasil está à frente nas medidas de precaução contra o surto de gripe suína. Toda a capacidade e inteligência estão mobilizadas para que possamos enfrentar com tranquilidade e superar o problema, declarou o ministro, durante entrevista coletiva.

Ele reconheceu que o momento é difícil, mas pediu que a população confie nas autoridades sanitárias. E reiterou: "O País está preparado".

Temporão afirmou que o País está pronto para fabricar medicamentos para combater a doença, caso seja necessário. Segundo ele, há no Brasil 12.500 tratamentos prontos para serem usados imediatamente. "Podem ficar tranquilos que não teremos problemas de fabricação de medicamentos se for necessário", disse.

O ministro citou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu elevar o nível de alerta de pandemia de gripe suína para o nível 5, o segundo mais alto de sua escala, o que significa que há "fortes sinais de que uma pandemia é iminente". A escala da OMS vai de 1 a 6 - o último nível significa que uma pandemia global está em curso. Temporão explicou que a OMS tomou a decisão a partir de dados epidemiológicos dos países afetados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.