Temporão: mais 3 laboratórios farão teste de gripe suína

Mais três laboratórios no País passarão a fazer testes de diagnóstico da gripe suína no Brasil nos próximos 15 dias. O anúncio foi feito hoje em Manaus pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Agência Estado |

Ele não divulgou quais serão os laboratórios e em que Estados estão localizados. "Embora o País tenha a transmissão interna limitada, com casos de pessoas que saíram do País ou que aqui tiveram contato com infectados, é necessário mais centros de diagnóstico espalhados nas regiões", destaca. Hoje, há apenas três laboratórios de referência para o diagnóstico da gripe, a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, o Instituto Evandro Chagas, no Pará, e o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Temporão esteve em Manaus para a inauguração de um hospital do governo estadual e para anunciar novas metas no combate à mortalidade infantil. Na região Norte, a meta é diminuir os índices em pelo menos 5% ao ano. O governador do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), se comprometeu a atingir a redução de 10% nos índices de mortalidade infantil no Estado este ano.

O Amazonas receberá R$ 9,3 milhões para as ações do pacto em 2009. O Amazonas registrou 11.878 óbitos infantis (crianças com menos de um ano de idade) entre 2000 e 2007. No ranking estadual, o maior número de mortes ocorreu nos municípios de Manaus (6.390), Parintins (399), Manacapuru (335), São Gabriel da Cachoeira (330) e Coari (294).

Incêndio

Durante a coletiva do ministro, o terceiro andar do hospital, onde ficavam arquivos antigos, sofreu um incêndio. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 38 pacientes foram retirados do segundo andar, sob risco de sufocamento por conta da fumaça. As causas do incêndio serão investigadas pelos Bombeiros.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG