Temporão diz que OMS eleva alerta de pandemia a fase 5

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou nesta quarta-feira que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu elevar o alerta de pandemia para fase 5 por causa da gripe suína. Quero comunicar em primeira mão que a OMS acaba de decretar que nós já estamos na fase 5 (numa escala que vai até 6) em relação a essa doença. Isso significa que na avaliação da OMS nós estamos com risco iminente de uma pandemia, afirmou a jornalista o ministro.

Reuters |

Durante entrevista coletiva em Brasília, o ministro leu um documento enviado pela OMS ao governo informando sobre a medida.

"A diretora-geral da OMS (Margaret Chan) decidiu elevar o nível de alerta da pandemia de influenza da atual fase 4 para fase 5. A tomada de decisão nesse sentido da diretora-geral considerou dados epidemiológicos da maioria dos países afetados, assim como a realização de encontros de especialistas", disse Temporão ao ler o texto.

"A decisão de elevar o nível de alerta da pandemia de influzena deve levar os países membros a providenciar liderança e coordenação e considerar a implementação de planos de contingência", acrescentou.

Temporão disse ainda que no Brasil há 2 casos suspeitos da doença e 36 que estão sendo monitorados.

(Por Fernando Exman e Pedro Fonseca; Edição de Maria Pia Palermo)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG