vigia 36 pessoas com sintomas de gripe suína - Brasil - iG" /

Temporão diz que Governo vigia 36 pessoas com sintomas de gripe suína

Brasília, 29 abr (EFE).- O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, informou hoje que 36 pessoas estão sendo vigiadas no país por temor de que possam portar gripe suína, mas qualificou como mais preocupantes dois casos, um deles em São Paulo e outro em Minas Gerais.

EFE |

Apesar do alarme que existe sobre as pessoas que foram internadas em hospitais, Temporão ressaltou que, "até o momento, não há evidências da circulação do vírus da gripe suína no Brasil", e disse que só em dois dos casos existem "suspeitas" fortes.

Até esta terça-feira, o Ministério da Saúde tinha informado que "vigiava" outras "20 pessoas que estiveram em áreas afetadas (em alusão a México e Estados Unidos) e que apresentaram sintomas" da gripe suína.

Temporão afirmou que os 36 casos suspeitos foram registrados em 11 estados do país: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O ministro explicou que só existem suspeitas fundamentadas de gripe suína em relação a duas pessoas, internadas em hospitais de São Paulo e Minas Gerais.

Além disso, Temporão destacou que há, no país, 52 hospitais prontos para atender aos possíveis pacientes, e garantiu que o Governo adotou todas as medidas de precaução possíveis nos portos e aeroportos.

O ministro esclareceu que, nesse sentido, serão adotadas "rigorosamente todas as recomendações" da Organização Mundial da Saúde (OMS), e descartou que, por enquanto, sejam suspensos os voos em direção aos países afetados, porque o organismo ainda não deu esse conselho.

Por outro lado, ele assegurou que o Governo está "preparado" para enfrentar um possível surto da doença, e garantiu que no Brasil há remédios em doses suficientes para atender a 90 milhões de pessoas.

Enquanto o ministro analisava a situação no país, foi informado de que a OMS aumentou o nível de alerta pandêmico pela gripe suína à fase 5 (de uma escala que vai a 6).

"Subiu-se outro grau no risco da pandemia, o que é uma mudança muito grave do cenário", destacou. EFE ed/db

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG