rebatizada de gripe A H1N1). Segundo o ministro, até o momento não se pode fazer previsões refinadas sobre o que vai acontecer." / gripe suína - Brasil - iG" / rebatizada de gripe A H1N1). Segundo o ministro, até o momento não se pode fazer previsões refinadas sobre o que vai acontecer." /

Temporão critica especulações sobre gripe suína

BRASÍLIA - O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, criticou nesta terça-feira o grande número de especulações sobre a gripe suína (http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/04/30/oms+decide+mudar+nome+da+gripe+suina+5867916.html target=_toprebatizada de gripe A H1N1). Segundo o ministro, até o momento não se pode fazer previsões refinadas sobre o que vai acontecer.

Carollina Andrade |

Como é uma doença nova há muita especulação e pouca certeza, destacou o ministro durante a audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

De acordo com o último balanço da Organização Mundial da Saúde (OMS) subiu para 5.251 o número de casos confirmados no mundo. Até agora a doença atingiu 30 países e causou 61 mortes. O país com maior número de casos é os Estados Unidos, onde 2.600 pessoas foram infectadas e três morreram. O México registra 2.059 contaminados e 56 mortes.

No Brasil

Durante a audiência, o ministro Temporão antecipou o boletim que será divulgado pelo Ministério da Saúde por volta das 12 horas desta terça. Segundo ele, até o momento, há 39 casos em monitoramento, em 22 Estados. 166 casos já foram descartados.

O Ministério acompanha ainda 34 casos suspeitos de "gripe suína" no País. Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Rondônia.

Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).

A assessoria do Minitério da Saúde informou que até a divulgação do próximo balanço, estes números podem mudar.

Grupo que viajou com infectado chega ao Rio:

Leia também:



Entenda a "gripe suína"


Leia mais sobre gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG