Temporão confirma mais 2 casos de gripe suína no País

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou na noite de hoje mais dois casos de pessoas infectadas pelo vírus influenza A H1N1, que ficou conhecido como gripe suína. No total, já são seis casos confirmados da doença no País.

Agência Estado |

Os dois novos casos foram registrados no Rio de Janeiro e em Florianópolis. Um deles é um amigo do paciente que está internado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ. É o primeiro caso de transmissão do vírus no País, mas, segundo o ministro, é "uma transmissão limitada", sem contágio para terceiros.

Para o ministro, não é necessária preocupação, pois isso não caracteriza risco de epidemia. No Rio de Janeiro, 108 pessoas que tiveram contato com os dois pacientes estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. O caso de Florianópolis é de uma criança de 7 anos, que manifestou os sintomas em 2 de maio, ainda na Flórida (Estados Unidos). Ao chegar ao Brasil, no dia 3, foi internada, tratada e recebeu alta hoje. "A paciente evoluiu clinicamente muito bem e já teve alta da unidade hospitalar", informou a Secretaria do Saúde de Santa Catarina, em nota. A secretaria ressaltou que foram tomadas todas as medidas necessárias para evitar a transmissão da doença aos familiares e aos médicos.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG