Temporal em São Paulo deixa 6 mortos e dois desaparecidos

SÃO PAULO - O temporal que atingiu a capital paulista e a Grande São Paulo, na quinta-feira, causou diversos pontos de alagamento, deslizamentos de terra e deixou seis pessoas mortas. Nesta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros procura duas pessoas que estão desparecidas no Parque São Rafael, na zona leste.

Lecticia Maggi, iG São Paulo |

A última morte confirmada pela Defesa Civil foi a de um adolescente de 16 anos, na madrugada desta sexta-feira, na cidade de Mauá, na Grande São Paulo, que teve sua casa soterrada.

Um desabamento também atingiu cinco crianças em uma residência na Estrada do Jararau, no Jardim Ângela, zona sul de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro crianças morreram no local e uma foi retirada sem ferimentos.

Buscas por desaparecidos

No início desta sexta-feira, os bombeiros retomaram as buscas a duas pessoas que estão desaparecidas desde que a terra atingiu pelo menos oito barracos no local onde moram, na rua Gladiolos, no Parque São Rafael, divisa da zona leste com a cidade de Mauá, na Grande SP. Os bombeiros consideram que eles estejam soterrados. No mesmo local, uma morte já foi confirmada na noite de ontem.  

Mais cedo, a Corporação havia falado em três desaparecidos, já que  trabalhava com a hipótese de haver uma criança sob os escombros. No entanto, a informação foi atualizada, mas os bomebiros não souberam dizer se a criança foi encontrada ou contabilizada por engano.

O temporal de ontem correspondeu a cerca de 25% da chuva esperada para o mês de dezembro, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências. Equipes da Defesa Civil fazem o balanço na manhã desta sexta-feira dos prejuízos provocados pela chuva.

Volta para casa

AE
Trânsito no centro de SP

Trânsito no centro de SP

A chuva também atrapalhou a volta do paulistano para a casa. Além do trânsito, que chegou a 224 km, os trens apresentaram problemas. Segundo a CPTM, na Região Metropolitana de São Paulo, a circulação de trens foi interrompida totalmente das 16h20 às 18h15 na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Jurubatuba) e parcialmente na Linha 8-Diamante (Julio Prestes-Itapevi). Em ambos os casos, houve queda na distribuição de energia. Na estação Lapa da Linha 8 houve alagamento na via por causa do temporal.

O Centro de Gerenciamento (CGE) chegou a registrou 47 pontos de alagamentos na cidade na noite de quinta-feira. Nesta sexta-feira, há apenas um ponto intransitável , na rua Capachos. 

Raio atinge delegacia

Também na madrugada, por volta da 0h30, um raio atingiu a delegacia de São Mateus (49ºDP), localizada na altura do nº 870 da Avenida Ragueb Chohfi, zona leste da capital paulista. O raio danificou todo o equipamento usado no registro das ocorrências.

Em razão disso, a Polícia Militar está sendo orientada a encaminhar e distribuir os flagrantes e demais ocorrências para o plantão das delegacias de Vila Rica (41ºDP); Sapopemba (70ºDP) e Parque São Rafael (55ºDP). 

Previsão

De acordo com a Climatempo, a sexta-feira na Grande São Paulo  será chuvosa  durante todo o dia com previsão de temporais durante à tarde. A temperatura deve ficar entre 18ºC e 24ºC. 

*Com informações da Agência Estado

Veja imagens dos estragos causados pelas chuvas:

Leia também: 

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvachuvasdeslizamentodeslizamento de terra

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG