PORTO ALEGRE - O temporal que atinge desde o final de semana o Rio Grande do Sul deixou uma pessoa morta e duas desaparecidas, de acordo com informações da Defesa Civil estadual.

O corpo de Rodrigo Monteiro, de 34 anos, foi encontrado no domingo. Ele estava desaparecido após cair com o carro num arroio na região de Barragem do Salto, em Gramado, onde duas pessoas continuam desaparecidas, depois que o caminhão no qual estavam também ser levado pela correnteza do Rio Santa Cruz, segundo a Defesa Civil.

AE
Chuva causou estragos no Rio Grande do Sul neste final de semana

A Coordenadoria Regional da Defesa Civil informou que está em alerta em oito municípios, prestando atendimento à população. As cidades mais afetadas são Venâncio Aires, Restinga Seca, Montenegro, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, Taquari, Herval e Tabaí. Para esta última, a Defesa Civil já está providenciando lonas e telhas para auxiliar as famílias que tiveram suas casas danificadas.

Santa Catarina

Por causa das ventanias e fortes chuvas do fim de semana, as cidades de Antônio Carlos, Chapecó, Biguaçu, Dona Emma, Santa Rosa do Sul e Governador Celso Ramos estão em situação de emergência, segundo informações da Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão estima que durante esta segunda-feira o número de cidades nesta situação aumente, assim como os municípios atingidos pelos temporais.

Segundo o órgão, nos últimos dois dias, 33 municípios das regiões oeste, meio-oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e sul foram afetados.

O último boletim aponta que o total de casas danificadas ultrapassa 5 mil e o número de pessoas afetadas chega a mais de 44 mil. Há 1.413 pessoas desalojadas e 2.762 desabrigadas.

Os municípios afetados são: Abon Batista, Angelina, Antônio Carlos, Araranguá, Agronômica, Aurora, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Piçarras, Biguaçú, Blumenau, Calmon, Chapecó, Concordia, Dona Emma, Governador Celso Ramos, Içara, Ilhota, Imbituba, Itajaí, Imbuia,  Leobero Leal, Painel, Passo de Torres, Pouso Redondo, Rio do Sul, Rio Rufino, Santa Rosa do Sul, São Cristóvão do Sul, São João do Sul,  Sombrio e Santo Amaro da Imperatriz.

De acordo com previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a chuva forte e temporais isolados voltam a atingir nesta segunda-feira  algumas áreas da região Sul do País, principalmente no norte e litoral de Santa Catarina e Paraná. As chuvas também continuam no Rio Grande do Sul.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de alagamentos e adverte para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, aconselha as pessoas a evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados e em lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. 

Leia também:

Leia mais sobre: chuva

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.