Temporais voltam a provocar estragos hoje no RS

Os temporais voltaram a provocar estragos e a desalojar famílias no Rio Grande do Sul hoje. Desta vez os atingidos foram os moradores do sudoeste, oeste, noroeste e centro do Estado.

Agência Estado |

Volumes de chuva superiores a 110 milímetros aproximaram-se da média mensal de precipitações em cidades como Santa Rosa, São Luiz Gonzaga e Frederico Westphalen em apenas 12 horas. Apesar dos novos casos, o número de flagelados, que chegou a 22 mil na quinta-feira, caiu para 4,5 mil hoje.

A maioria dos atingidos pelo vendaval de quinta-feira, que varreu o leste do Estado e matou sete pessoas, já voltou para suas casas. Cerca de 40 mil residências permanecem sem energia elétrica. Desde o início de novembro, 28 municípios gaúchos já decretaram situação de emergência por vendavais, enxurradas e inundações.

Em algumas das áreas atingidas houve alagamento de zonas ribeirinhas. Em Rosário do Sul, o rio Santa Maria invadiu cerca de 400 residências. Os moradores tiveram de buscar abrigo em casas de parentes e amigos ou salões oferecidos pela prefeitura. Situações semelhantes retiraram de suas casas 80 famílias em Quaraí, 80 em Alegrete e 30 em Santa Rosa. O vento destelhou 70 casas em São Borja e 20 em Porto Mauá.

Os bombeiros tiveram de fazer pelo menos duas operações de resgate e entrega de mantimentos. Em Três Passos, dez pessoas ficaram isoladas pelas águas de um arroio e foram retiradas de barco. Em Camaquã, no sul do Estado, helicópteros transportaram alimentos e água para 300 famílias isoladas desde quinta-feira pela cheia do rio Camaquã.

Hoje, a governadora Yeda Crusius (PSDB), anunciou a liberação de R$ 2 milhões para a reconstrução de oito escolas parcial ou totalmente destruídas pelo vendaval de quinta-feira no litoral norte. As aulas estavam suspensas, mas serão retomadas nesta segunda-feira em instalações provisórias em outros prédios públicos.

A chuva perdeu intensidade durante a tarde de domingo e não deve provocar mais transtornos generalizados nos próximos dias. A previsão do 8º Distrito de Meteorologia indica tempo parcialmente nublado com possibilidade de pancadas isoladas somente no noroeste e norte nesta segunda-feira e pancadas no oeste e centro na terça-feira. Na quarta-feira, no entanto, há perspectiva de chuva forte em áreas isoladas do oeste e do sul.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG