A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às Defesas Civis dos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Acre, Rondônia, Pará, Amazonas e Tocantins. Áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em boa parte do Rio de Janeiro e de Minas Gerais neste sábado, com possibilidades de serem de forte intensidade, especialmente no norte e região serrana do Rio de Janeiro e no Triângulo Mineiro, além das regiões sul e oeste mineiros.

A formação de uma nova frente fria sobre a região Sul organiza áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva em boa parte de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até domingo, áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva em boa parte de São Paulo de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento (40 a 60 km/h). No sábado, o alerta é válido para o centro, leste, norte e nordeste paulista. Já no domingo, o alerta é válido para o centro, oeste, sul e leste do Estado.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Os alertas preventivos emitidos foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.