Temporais causam estragos em duas cidades do Paraná

CURITIBA - Dois municípios do Paraná sofreram estragos no domingo por causa de vendavais, chuvas e queda de granizo, segundo informações da Defesa Civil estadual. Foram registradas ocorrências em Londrina e em Ibiporã. Até essa segunda-feira, as chuvas já afetaram 166 mil pessoas em todo o Estado.

Redação com agências |

Em Londrina, o vento atingiu aproximadamente 65 km/h e houve queda de granizo, o que prejudicou temporariamente a transmissão de energia.

De acordo com a Defesa Civil, 1,4 pessoas foram afetadas e oito foram desalojadas. O temporal danificou cerca de 20 residências e derrubou dezenas de árvores.

Em Ibiporã, as fortes chuvas afetaram 20 mil pessoas e deixaram sete desalojadas. Outras 16 ficaram desabrigadas (em abrigos públicos). Ainda segundo a Defesa Civil, 203 residências foram danificadas e o sistema de abastecimento de energia chegou a ser prejudicado. Chove forte, com muitos raios, em Loanda, Nova Londrina, Guairaca até Paraíso do Norte.

Previsão do tempo

A semana começa com pancadas de chuva em grande parte do Brasil devido às áreas de instabilidade, à grande umidade e ao tempo abafado, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). Poderá ocorrer chuva forte entre o Paraná, Santa Catarina e o norte e o leste do Rio Grande do Sul.

Ainda estão previstas pancadas de chuva que podem ser intensas em algumas localidades, principalmente no Paraná.

Na faixa litorânea entre Santa Catarina e São Paulo, os ventos úmidos que vem do mar ainda mantém condições de muitas nuvens e chuva, além de um dia de muito vento na costa.

O serviço de meteorologia explica que o calor vindo do Centro-Oeste do país, da Bolívia e do Paraguai, aliado à umidade abundante nessas áreas, favorece a ocorrência de chuvas em todas as regiões paranaenses.

*Com informações das agências Estado e Brasil

Leia mais sobre: chuvas

    Leia tudo sobre: chuvachuvastemporais

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG