MILÃO (Reuters Life!) - A história de amor, ciúmes e morte de Georges Bizet inaugura a temporada de ópera no teatro La Scala de Milão na noite desta segunda-feira. O maestro Daniel Barenboim prometeu que a sua Carmen teria uma faca na garganta durante o tempo todo que permanecer no palco.

A primeira noite na casa de ópera de Milão é sempre uma ocasião social que atrai ricos, poderosos e famosos, e costuma servir de palco para os cantores líricos mais famosos do mundo.

Dessa vez, Barenboim escolheu a novata mezzo soprano Anita Rachvelishvili para interpretar a desafiadora cigana Carmen, depois de ela ter se candidatado para um papel menor.

"Eu fiz o teste para o papel de Frasquita, e ele me promoveu para o de Carmen", disse ela ao jornal Corriere della Sera.

"Talvez seja apenas um sonho. Talvez eu acorde e descubra que nada disso existe. Mas mesmo assim... acho que estou voando", acrescentou a georgiana Rachvelishvili.

Don José, o amante de Carmen, que termina por matá-la de ciúmes quando ela o troca por um toureiro, será interpretado pelo tenor Jonas Kaufmann.

Barenboim, que é o principal maestro convidado do Scala, diz que a música é uma mistura de influências africana, caribenha e do sul da Europa, enquanto a própria Carmen é ao mesmo tempo femme fatale e uma mulher "livre e independente".

Os ingressos para a primeira noite saíram por 1.680 euros (2.500 dólares). Mas todas as sete noites já estavam com os ingressos esgotados.

(Reportagem de Jo Winterbottom)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.