Ciclone extratropical deve provocar ventos fortes no RS

Formação do fenômeno provocou chuvas e ventos durante todo este sábado no Estado. O domingo deve ser marcado por muita ventania

iG São Paulo |

A formação de um ciclone extratropical entre a região sul do Rio Grande do Sul e o leste do Uruguai provocou chuvas no Estado durante todo este sábado. O fenômeno deve ganhar força no domingo e os ventos podem apresentar rajadas de até 120km/h na região.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec), a capital gaúcha teve ventos em torno de 40km neste sábado, com rajadas que chegaram a 70km/h. A temperatura mínima ficou em 8 graus e no domingo ela deve ficar em torno de 14 graus.

A frente fria, trazida junto com o ciclone, provocará chuvas no decorrer do domingo no sul e sudoeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do Estado e no centro-oeste de Santa Catarina haverá muitas nuvens e pancadas de chuva de forma localizada, mas os ventos se intensificarão na faixa leste e no sul do Rio Grande do Sul e no litoral de Santa Catarina.

De acordo com o CPTec, o ciclone não deve avançar pelo continente. Os ventos, que se formam nos campos, seguem rumo ao oceano e na segunda-feira já não provocarão rajadas fortes na região.

Entre o sudoeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, o céu estará nublado com períodos de chuva fraca e isolada. No centro-sul do Paraná e nas demais áreas de Santa Catarina, o dia terá nebulosidade variável.

A massa de ar seco seguirá predominando e deixará o céu claro sobre grande parte do Centro-Oeste, sul da região amazônica, sul do Maranhão, do Piauí, oeste da Bahia, de Minas Gerais, norte e oeste de São Paulo, onde a umidade relativa do ar ficará baixa no período da tarde.

A capital paulista apresentou umidade relativa do ar acima de 50% neste sábado devido a mudança nos ventos que trouxeram frio e umidade do litoral. No domingo, os ventos voltam a mudar e a umidade ficará em torno de 32%, com temperatura máxima de 25 graus e mínima de 15 graus.

O tempo ficará instável sobre o leste da Região Nordeste, onde o dia terá poucas aberturas de sol e chuva a qualquer hora. No norte do Amazonas, do Pará, no Amapá, em Roraima, noroeste do Maranhão, norte do Ceará, no Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e de Pernambuco haverá pancadas de chuva.

    Leia tudo sobre: friocicloneextratropicaltempoprevisão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG