Forte chuva na capital deixa zonas norte, leste e centro em estado de atenção

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Segundo imagens de radares, o forte calor e a alta umidade na atmosfera devem provocar chuva de granizo nos bairros de Vila Mederios, Tucuruvi, Vila Maria e Jaçanã, na zona norte

A forte chuva que atingiu as regiões norte, leste e centro levou o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) a colocar a cidade em estado de atenção por volta das 15h10 desta quinta-feira (25). Às 15h40 toda a cidade entrou em estado de atenção, com a chuva que atingiu as zonas sul e oeste com intensidade.

Às 17h, havia na cidade dois pontos de alagamentos com interdição total das vias: a rua Turiassu, no bairro de Perdizes, zona oeste, e a avenida Miguel Estéfano, no sentido avenida do Cursino, no Ipiranga, zona sudeste. 

Segundo o CGE, essa condição se deve ao forte calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera. Até às 15h30, a capital havia registrado máxima de 29º. Imagens de radar mostram precipitação com potencial para queda de granizo nos bairros de Vila Mederios, Tucuruvi, Vila Maria e Jaçanã, na zona norte.

Em Guarulhos (na região metropolitana) a chuva é leve com pontos moderados. A mesma condição de chuva forte com possibilidade de queda de granizo, é observada na zona leste, nos bairros de Tatuapé, Mooca, Belém, Brás, Penha e Vila Carrão.

De acordo com os meteorologistas do CGE, a chegada da brisa marítima a partir de agora aumenta as condições para a formação de novas instabilidades que devem atingir bairros da capital paulista e cidades vizinhas da Grande São Paulo. 

Veja imagens da chuva em São Paulo:

Vista panorâmica da capital paulista, onde a chuva forte deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção; . Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos PúblicasChuva forte na capital paulista deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção; cidade tem dia de ruas tranquilas, na imagem, a Avenida Paulista. Foto: Rafael Neddermeyer/fotos públicasChuva forte na capital paulista deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção; cidade tem dia de ruas tranquilas, na imagem, a Avenida Paulista . Foto: Rafael Neddermeyer/fotos públicasChuva forte na capital paulista deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção; cidade tem dia de ruas tranquilas, com ciclovias tranquilas. Foto: Rafael Neddermeyer/fotos públicasChuva forte na capital paulista deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção; cidade tem dia de ruas tranquilas. Foto: Rafael Neddermeyer/fotos públicasChuva forte na capital paulista deixa as zona norte, leste e centro em estado de atenção. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Nos próximos dias o ar seco ganha força sobre a região. As taxas de umidade entram em declínio e as instabilidades diminuem sensivelmente, mas ainda ocorrem pancadas de chuva isolada até a sexta-feira (26).

A sexta-feira (26) será um dia típico de verão com o retorno do calor. O dia começa com sol entre poucas nuvens e termômetros na casa dos 19ºC. A temperatura máxima atinge os 30ºC, com umidade relativa do ar entre 45% e 92%. A partir do meio da tarde as chuvas voltam a ocorrer na forma de pancadas isoladas na capital e cidades vizinhas.

O último final de semana do ano será de muito calor com termômetros acima dos 30%. O sábado (27) vai começar com uma madrugada quente e abafada. O predomínio de sol entre poucas nuvens faz a temperatura subir significativamente e chegar aos 32ºC. Os percentuais de umidade despencam, e os menores valores devem oscilar em torno dos 38%. O ar seco inibe a formação de nuvens e não chove. 

Leia tudo sobre: igspchuvatempogranito

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas