Tempo continua seco no Centro-Oeste do País

Brasília não tem chuva há 83 dias. Umidade relativa do ar pode novamente atingir índices abaixo dos 30% nesta terça-feira

iG São Paulo |

O tempo continua seco na região Centro-Oeste do País pelo menos até o final desta semana, segundo Camila Ramos, meteorologista do Climatempo. Brasília e cidades de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem ter índices de umidade do ar abaixo de 30%, situação que é considerada de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O sol aparece com força ao longo do dia e a máxima pode chegar aos 34ºC em Cuiabá (MT) e, aos 30ºC, em Goiânia (GO). Em Brasília, onde não chove desde o dia 26 de maio, os termômetros devem ficar entre 13ºC e 26ºC.

O tempo seco é um dos fatores que mais propicia o alastramento de incêndios. Na segunda-feira, foram registrados pouco mais de 12 mil focos de incêndio pelo País , conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os focos estão espalhados por 18 Estados e pelo Distrito Federal. A maioria (5.046) concentra-se no Pará.

No Sul do País, ainda há condições de geada nos pontos mais altos das serras catarinense e gaúcha hoje e na quarta-feira. A tendência, segundo a meteorologista, é de alta na temperatura ao longo da semana. Névoa úmida em Porto Alegre (RS) nesta terça-feira e previsão de temperaturas oscilando entre 8ºC e 19ºC. Em Florianópolis (SC) a mínima é de 12ºC e a máxima de 20ºC. Em Curitiba o frio ainda é intenso e a máxima não ultrapassa os 16ºC.

Na região Sudeste há a possibilidade de chuvas isoladas no Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde a mínima fica em 12ºC e a máxima em 22ºC. Na capital paulista e região metropolitana o dia começou com poucas nuvens e temperatura em torno dos 11ºC. O sol predomina e favorece a elevação da temperatura, que deve atingir 20ºC à tarde.

AE
Paulistanos se agasalharam para enfrentar o frio na manhã desta terça-feira. Ao longo dia, temperatura sobe e pode chegar aos 20ºC

No Nordeste faz calor e há a possibilidade de chuvas isoladas no litoral do Maranhão, do Piauí, leste do Rio Grande do Norte e centro/leste de Pernambuco. Máxima de 34ºC em São Luís (MA) e mínima de 22ºC em Aracaju (SE).

No Norte o dia fica parcialmente nublado e com névoa seca em Rondônia e Tocantins. Pode chover no norte do Amazonas, nordeste do Pará, Amapá e Roraima. Em Manaus (AM) a previsão é de temperaturas entre 24ºC e 34ºC. 

    Leia tudo sobre: previsão do tempocentro-oestesultempo seco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG