Tempo bom não afasta risco de deslizamentos em Santa Catarina

FLORIANÓPOLIS - A chuva deu uma trégua em todas as regiões de Santa Catarina neste domingo. Porém a Defesa Civil segue em alerta por causa do risco de deslizamentos pelo volume de chuva da última semana principalmente no litoral sul e em algumas áreas do Vale do Itajaí.

Agência Estado |

E a expectativa é de que nos próximos meses, a chuva siga representando problemas para o Estado que ainda amarga o desastre sofrido no final de 2008.

AE
Pista da Rodovia BR-101 interditada entre os kms 404 e 410, entre Maracajá e Araranguá, sul de SC
"Os dois últimos meses foram com chuvas frequentes e acima da média. Essa situação mantém-se nas primeiras semanas de setembro o que deixa o solo encharcado e vulnerável caso ocorram chuvas mais intensas, o que está previsto para os próximos meses. Esta situação pode representar novos deslizamentos em especial no litoral e no Vale do Itajaí", detalha a meteorologista Marilene de Lima.

O alagamento forçou o bloqueio da BR-101 no sábado à tarde. Ontem o trecho entre as cidades de Maracajá e Araranguá registrou congestionamentos superiores a 12 quilômetros nos dois sentidos da rodovia. Na manhã de domingo a estrada foi liberada para o tráfego de caminhões mesmo as pistas ainda estando tomadas por mais de 30 centímetros de água. Os carros de passeio que precisaram passar por aquele trecho da 101 foram forçados a usar um desvio entre os quilômetros 380 e 420.

Em relatório divulgado às 13h30 de hoje, a Defesa Civil indicou que 67 municípios catarinenses já haviam decretado estado de emergência em razão da chuva e do tornado. Mais de 1.900 pessoas estavam desabrigadas e 10.648 desalojadas. Pelo menos 19.500 imóveis foram atingidos. O número de óbitos permanece inalterado. Cinco catarinenses morreram por conta das ações do tempo na última semana. A situação mais grave permanece na região oeste, onde o tornado e a ventania deixaram mais de 1.500 famílias desabrigadas e vitimou quatro pessoas.

Estradas catarineneses são interditadas, veja reportagem em vídeo:

Leia mais sobre: chuva

    Leia tudo sobre: chuvasanta catarinatornado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG