Temperaturas despencam no Sul do País neste domingo

Cidade de Urupema, em Santa Catarina, registrou -5,7ºC. Frio também atinge regiões do Sudeste

iG São Paulo |

O domingo amanheceu gelado no Sul do País. Em Urupema, na Serra Catarinense, a temperatura mínima registrada foi de -5.07°C, por volta das 6h da manhã, segundo dados do instituto Epagri/Ciram. Além do frio intenso, o sincelo que se formou no Morro das Torres foi espetáculo para os moradores e turistas. A cachoeira, localizada abaixo do Morro das Torres ficou parcialmente congelada.

Segundo pesquisadores o sincelo é um fenômeno meteorológico considerado raro no Brasil, mas em Urupema ocorre todos os anos e pela quinta vez, neste inverno. Segundo dados meteorológicos as temperaturas baixas devem continuar no decorrer da semana com ocorrência de geada em alguns pontos na Serra Catarinense.

Divulgação
Em Urupema, Santa Catarina, a temperatura mínima chegou aos -5,7ºC neste domingo

O frio é consequência de uma massa de ar polar, que também atinge parte da região Sudeste. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe), há previsão de que as temperaturas máximas para o final de semana fiquem em torno de 12ºC em grande parte do Rio Grande do Sul.

Sudeste

Em São Paulo, a manhã deste domingo começou fria e chuvosa em alguns pontos da cidade. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a mesma massa de ar frio que atua no Sul deixa o céu nublado durante todo o dia, a temperatura máxima não deve passar dos 14°C. Juntamente com a massa polar, há o ciclone extratropical atuando na costa do litoral paulista. Nesta manhã, uma forte ressaca atinge as praias de Santos

A chegada de uma frente fria à cidade do Rio de Janeiro neste fim de semana fez a temperatura cair quase 10 graus neste domingo em relação ao dia de ontem. Segundo o Sistema Alerta Rio, a temperatura máxima prevista para hoje é de 21 ºC. Ontem, a maior temperatura esperada foi de 30,3°C.

    Leia tudo sobre: friosulsudesteurupema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG