Temperatura segue baixa no Sul e Sudeste do País

Na capital paulista a mínima pode chegar aos 7ºC e máxima não ultrapassa os 17ºC nesta segunda-feira

iG São Paulo |

A  massa de ar seco e frio deve manter as temperaturas baixas nesta segunda-feira na região Sul, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Meteorologisa (Inmet).

Futura Press
Populares muito agasalhados para enfrentar o frio na manhã desta segunda-feira na avenida Paulista, em SP

Em Porto Alegre (RS) a mínima prevista é de 8ºC e a máxima de 17ºC. Em Cambará do Sul, na serra gaúcha, a temperatura pode chegar a 0ºC. Na capital catarinense, Florianópolis, termômetros devem oscilar entre 12ºC e 18ºC. Curitiba (PR) tem previsão de mínima de 2ºC. Pode gear no centro-oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.

Na Grande São Paulo a segunda-feira começou com muita nebulosidade e temperatura baixa, em torno dos 9ºC. Segundo o Centro de Gerencimanto de Emergências (CGE), a temperatura mais baixa foi de 7,6ºC na região de Parelheiros, na zona sul paulista. Durante o dia, pode chover em pontos isolados, a sensação de frio persiste e a máxima não passa dos 17ºC.

No domingo, paulistas enfrentaram a tarde mais fria do ano . De acordo com dados da estação meteorológica convencional do CGE, no Mirante de Santana, na zona norte, a mínima foi de 9,7ºC e a máxima de 14,1ºC. Até então, a temperatura mais baixa registrada tinha sido 14,5 ºC, na tarde de 4 de agosto. Nos próximos dias a temperatura ainda deve continuar baixa na Grande São Paulo, mas o sol volta a aparecer.

A frente fria deve se deslocar para o oceano na altura do sul da Bahia, onde pode chover. A umidade que vem do mar deixará o céu com muitas nuvens e chuva no litoral que vai de São Paulo ao Espírito Santo. Nas demais áreas do Espírito Santo e do Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais e do Paraná o dia terá muitas nuvens e chuva isolada.

Em Vitória (ES) mínima de 16ºC e máxima de 24ºC. Em Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ) termômetros devem oscilar entre 14ºC e 23ºC. 

No centro do País, a massa de ar seco e quente vai deixar as temperaturas elevadas e a umidade relativa do ar baixa. Em Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Distrito Federal e sul da Bahia o índice de umidade pode ficar inferior a 20%. Em Brasília (DF) deve fazer sol o dia todo e a temperatura máxima pode chegar aos 29ºC.

Em Manaus, o céu amanheceu encoberto pela camada de fuligem e partículas suspensas que podem ser resultantes das queimadas favorecidas pelo tempo seco no Centro-Oeste. A temperatura mínima prevista para a capital amazonense é de 21ºC e a máxima é de 33ºC. Não há previsão de chuva.

AE
Passageiros observam a fumaça causada pelas queimadas durante a travessia do Rio Negro na cidade de Manaus, no Amazonas, na manhã desta segunda-feira
O tempo ficará instável com períodos de chuva fraca na faixa litorânea que vai de Sergipe até o Rio Grande do Norte. Áreas de instabilidade provocarão pancadas de chuva no norte do Amazonas, em Roraima, no norte do Pará e no Amapá. Em Aracajú (SE) sol com chuvas isoladas e máxima prevista de 28ºC.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: temposulsudestesão paulofrio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG