Temperatura passa dos 40º no Rio pela 6ª vez no mês

O Rio de Janeiro teve mais um dia de calor e altas temperaturas nesta terça-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) os termômetros marcaram 40,5ºC, por volta das 15h, na Praça Mauá, no centro da cidade, mas a sensação térmica era de 48ºC.

Agência Estado |

Essa é a sexta vez neste mês que a temperatura passa dos 40ºC no Rio. A maior temperatura registrada neste ano na capital fluminense chegou a 41,8º, no dia 16 de fevereiro.

A previsão para amanhã é de que os termômetros alcancem os 41ºC. O tempo só deve mudar a partir de quinta-feira com a chegada de uma frente fria vinda da região Sul. "A temperatura vai ficar bem mais amena. Na quinta-feira, a máxima vai ficar em torno de 30º, o que representa uma queda bem acentuada", explica Camila Ramos, meteorologista do Climatempo.

São Paulo

Em São Paulo, a temperatura atingiu os 33,1ºC na capital paulista, segundo medição captada no Mirante de Santana, na zona norte. Ainda existe a possibilidade de que ocorram pancadas de chuva durante o início da noite.

Hoje, o índice de raios ultravioleta (UV) chegou ao máximo de uma escala que vai do 1 ao 14. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) informou que o forte calor e a ausência de nuvens foram os causadores dessa situação registrada por volta do meio-dia.

Nesses casos, a orientação é evitar ser exposto ao sol. Caso não seja possível, é recomendado permanecer na sombra e usar protetor solar.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG