Temperatura no Sul fica próxima de 40 graus até quarta-feira

Santa Catarina registra verão 2012 como um dos mais quentes dos últimos anos. Rio Grande do Sul e Paraná registram 37ºC hoje

iG São Paulo |

Até quarta-feira (14), a temperatura permanece próxima de 40 graus Celsius (°C) na região Sul. Nesta segunda-feira, os termômetros chegam a 37°C no Rio Grande do Sul e no Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuva isoladas apenas no Paraná.

Veja a previsão do tempo para a sua cidade

Já na terça-feira, devem ocorrer pancadas de chuva no sul e na região de Campanha (RS) e na quarta (14), uma frente fria avança pelo oceano, deixando o dia nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos três estados do Sul.

GUTO KUERTEN/Agência RBS/AE
Dia de sol na cidade de Florianópolis (SC). Temperatura pode chegar a 31ºC nesta segunda-feira

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do serviço de meteorologia do Paraná (Simepar), áreas de instabilidade se formam à tarde em grande parte do estado. Apenas no extremo-oeste, fronteira com o Paraguai, não há previsão de chuva.

O centro de medições de Santa Catarina (Ciram) divulgou boletim informando que o verão 2012 não foi uma estação de extremos, com quebra de recorde de temperatura. O que marcou foi o número de dias consecutivos de calor no Estado, configurando um dos mais quentes dos últimos anos.

Futura Press
Cachorro passa calor no Parque do Ibirapuera no dia mais quente do ano, em São Paulo
A previsão é de sol e calor em todas as regiões. O, Sul, Vale do Itajaí e Meio- Oeste. No Oeste e Norte do Estado a temperatura pode alcançar os 33ºC.

Região Sudeste: São Paulo registra maior temperatura desde outubro de 2008

A falta de chuva, mais sentida nas regiões oeste e meio-oeste, provocou situação crítica para a agricultura, pecuária e o abastecimento de água. Até mesmo as típicas pancadas de chuva entre a tarde e noite foram raras neste verão, bem como os temporais , tornados, trombas d’água e ciclones extratropicais próximos do litoral.

Análises baseadas em duas estações meteorológicas concluíram que o desconforto sentido pelas pessoas neste verão, em termos de dias consecutivos de temperatura acima de 30°C, não foi o pior em Santa Catarina. A temperatura alta perdeu para o ano de 2003, que teve 26 dias consecutivos acima de 30°C em Blumenau. O vento predominante foi o nordeste, que deixou este ano a água gelada nas praias catarinenses.

São Paulo

O dia deve ser de sol, com aumento de nuvens pela manhã, na capital paulista. Podem ocorrer pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura máxima prevista é de 30ºC e a mínima de 18ºC . No começo do mês, na região Sudeste, em São Paulo, foi registrado o dia mais quente do ano desde outubro de 2008.

A madrugada do dia 2 de março teve 23ºC, na zona norte da capital. O índice é considerado o segundo maior do ano e só perde para a temperatura de 23,2ºC registrada em fevereiro. Ontem, por volta das 16h, a temperatura de 34,3ºC foi a maior registrada desde outubro de 2008 .

*com Agência Brasil e AE

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG