Temer passa presidência do PMDB para Iris de Araújo

BRASÍLIA - O presidente da Câmara e do PMDB, deputado Michel Temer (SP), se licenciou do comando da partido nesta terça-feira. Quem assume interinamente o cargo é a vice-presidente da legenda, Iris de Araújo (GO), esposa do prefeito de Goiânia, Iris Rezende (PMDB).

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

Apesar da transmissão, Michel pode retomar o comando do partido a qualquer momento. Ele só deixa de ser presidente da legenda caso seja derrotado na próxima convenção partidária que elege a Executiva da sigla, agendada para março de 2010. 

Integrantes do PMDB ouvidos pela reportagem taxaram a transmissão de pro forma, ou seja, feita somente para manter as aparências. Isso porque, apesar de estar presidente, o comando político da sigla continua integralmente nas mãos de Michel Temer.

A transmissão se fez necessária, nesse sentido, para evitar ataques políticos contra Temer, acusados por correligionários e por lideranças de outros partidos de acumular muito poder tendo a presidência do maior partido brasileiro e da Câmara dos Deputados, principalmente quando os dois cargos se fazem essenciais para a articulação da candidatura do sucessor de Lula no pleito de 2010.

Iris

A deputada Iris de Araújo é a primeira mulher a assumir a presidência do PMDB. Já foi senadora da República e eleita em 2006 para a Câmara com 201 mil votos.

    Leia tudo sobre: pmdb

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG