Técnicos discutem desnível na Ponte JK, em Brasília

Estrutura, que chegou a ser interditada por seis horas na quinta-feira, é monitorada após bombeiros constatarem oscilações

iG Brasília |

Após realizarem inspeção na Ponte Juscelino Kubitschek na manhã de hoje, técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), Secretaria de Obras, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros do DF reuniram-se na tarde desta sexta-feira para discutir a descoberta de um desnível na estrutura. A ponte foi interditada por cerca de seis horas nesta quinta-feira, quando bombeiros constataram oscilações na estrutura.

Roosevelt Cassio, Agência Estado
Desnível na região da junta de dilatação da ponte tem cerca de 4 centímetros
Em nota, o governo do DF e a Novacap informaram que na primeira vistoria, realizada ontem, não foi constatado nenhum problema que comprometa a estabilidade da ponte, mas o tráfego no local foi restringido a veículos leves, e o limite de velocidade reduzido para 40km/h. A estrutura está sendo monitorada por técnicos da Novacap, projetistas, engenheiros e construtores da Ponte, com acompanhamento da Universidade de Brasília (UnB). De acordo com a Novacap, não há risco de desmoronamento.

O desnível na região da junta de dilatação da ponte tem cerca de 4 centímetros, e foi encontrado após um ciclista afirmar que sentiu vibrações na estrutura a bombeiros que socorriam o motorista e os passageiros de um caminhão que capotou no Lago Sul, próximo à ponte, no início da tarde.

A ponte JK, por onde passam diariamente mais de 30 mil veículos, foi inaugurada em 2002, e, segundo especialistas, deveria passar por vistoria a cada três anos. Segundo a Novacap, no entanto, o plano de manutenção não foi seguido nos últimos quatro anos, pelo menos. “Não temos a ideia de quando foi a última vez que a JK passou por manutenção. Se fosse falha de engenharia, ela teria sido detectada no primeiro ano de funcionamento”, disse o presidente da Novacap, Maurício Canovas, em entrevista coletiva na tarde de ontem.

*Com informações do Correio Braziliense

    Leia tudo sobre: ponte jkdf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG