TCU aprova Angra 3 e licitações saem em agosto

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Eletronuclear, braço de energia nuclear da Eletrobrás, vai lançar em agosto um primeiro pacote de licitações para a compra de suprimentos e serviços da usina nuclear Angra 3, no valor de 1,5 bilhão de reais, segundo o diretor técnico da estatal, Luiz Soares. Nesta quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o valor da obra, estimada em 7,3 bilhões de reais, mas determinou a redução em 120 milhões de reais no contrato entre a Eletronuclear e a Andrade Gutierrez, que totaliza 1,350 bilhão de reais.

Reuters |

"A Eletronuclear terá prazo de 30 dias para tomar as providências necessárias para cumprir as novas determinações de repactuação do contrato firmado com a construtora", informou o TCU em nota.

Segundo o diretor da Eletronuclear, a empresa também vai renegociar contratos de engenharia orçados em 300 milhões de reais, medida que nada tem a ver com o TCU.

Ele afirmou que agora as obras seguirão normalmente e a previsão é concluir o empreendimento em 2014.

"Entre o lançamento do edital e a contratação devemos levar 6 meses", estimou Soares a jornalistas em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro. "Essa licitação vai dar uma boa movimentada no mercado", acrescentou o executivo.

Ele explicou que os novos contratos da usina nuclear correspondem a 30 por cento do valor total do empreendimento.

Segundo o diretor, a Eletrobrás negocia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e bancos franceses o financiamento da construção da usina.

Boa parte dos equipamentos foram comprados na década de 1980 e estão armazenados até hoje à espera da construção da unidade nuclear. A unidade terá capacidade instalada de 1.350 megawatts e vai se juntar a outras duas usinas nucleares do país: Angra 1, que tem capacidade de 650 MW e Angra 2, com 1.350 MW.

Soares admitiu ainda que a demora na obtenção de licenças ambientais e na conclusão de alguns processos pode retardar o início da operação da unidade.

"Estamos hoje no limite do cronograma. Nossa previsão atual é para o começo de dezembro", finalizou.



Leia mais sonre: Angra 3

    Leia tudo sobre: angra 3licitaçãotcu

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG