Taxa de homicídios em São Paulo se aproxima do nível aceitável pela ONU

SÃO PAULO - A taxa de homicídios dolosos do Estado de São Paulo registrou uma queda e alcançou o índice de de 10,3 por 100 mil habitantes. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP) que divulgou, na manhã desta sexta-feira, a Estatística da Criminalidade no terceiro trimestre de 2008. A SSP quer atingir o índice 10 até o fim do ano, já que este é o nível dos países subdesenvolvidos considerado aceitável pela Organização Mundial de Saúde da ONU.

Redação |

Acordo Ortográfico

De acordo com a SSP, neste semestre, o número de homicídios sem a intenção de matar (culposos) continua à frente do de homicídios intencionais (dolosos) ¿ são 1.240 casos contra 1.017. Em comparação ao último trimestre, os homicídios culposos tiveram um recuo de 55 ocorrências.

Em comparação com os dados de 2007, foram registrados 3.654 casos de homicídios dolosos, entre janeiro e setembro daquele ano, contra 3.199 no mesmo período de 2008. Ainda segundo a SSP, este é o 29º semestre com queda de homicídios dolosos.

Nas estatísticas sobre outras ocorrências divulgadas,  poucas tiveram acréscimo de taxas em relação a 2007. Aumentaram os estupros, latrocínio, roubos de carga e outros roubos ¿ que não inclui bancos ou veículos. O roubo de carros teve a maior queda em relação a 2007, com 12% de diminuição. A SSP destaca que a redução do número de sequestros foi outro ponto positivo.

A nota da SSP cita como exemplo do sucesso no combate à violência, os dados do Jardim Elisa Maria, na Vila Brasilândia, zona norte de São Paulo, onde houve  redução de 63% dos homicídios dolosos. Esse resultado é fruto da Virada Social, um conjunto de ações nas áreas da saúde, educação, cultura e infra-estrutura urbana, que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida de regiões com alto índice de criminalidade.

As ações da Virada Social são feitas em parcerias do governo do Estado e da Prefeitura, junto com ONG's de diversas áreas.

Leia mais sobre: homicídios

    Leia tudo sobre: assassinadoassassinatosão paulo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG