Tate Britain homenageia JMW Turner e seus mestres

A Tate Britain de Londres celebra a partir de quarta-feira a obra do pintor inglês JMW Turner, considerado um precursor do impressionismo, com uma exposição que reúne alguns de seus quadros com os dos grandes mestres europeus que foram sua inspiração.

AFP |

A mostra "Turner and the Masters" exibe obras de Turner (1775-1851) e de quase 30 artistas, que incluem Canaletto, Tiziano, Poussin, Rembrandt, Rubens, Veronese e Watteau, que às vezes ele adaptou, mas sempre com a ambição de superar as obras originais.

Símbolo do romantismo inglês que soube criar uma estética própria baseada nos reflexos de luz, Turner homenageou com frequência os pintores que o precederam. Mas as homenagens sempre foram críticas e o levaram a reinterpretar as influências.

"'Turner e os Mestres' mostra como um artista aprende sua arte, como se insere na tradição, como um artista ambicioso observa os antecessores que admira e começa a construir sobre o que eles conquistaram", afirma David Solkin, curador da mostra.

A Tate Britain conseguiu um acordo com o Museu do Louvre de Paris para a cessão por alguns meses de "O inverno - O dilúvio" de Nicolas Poussin. Turner, que era fã das cores mas que criticava a falta de intensidade dramática, pintou em 1804 seu próprio "Dilúvio".

Turner não se inspirava apenas nos antecessores, mas também em seus contemporâneos. Pela primeira vez desde 1832 estão reunidos na mesma sala "A inauguração da ponte de Waterloo" de John Constable e seu "Helvoetsluys".

Poucas horas antes da exposição celebrada em 1832 na Royal Academy de Londres, Turner adicionou um toque de vermelho vivo a seu quadro em tons pastéis, que na comparação com a tela do rival parecia apagada.

A exposição ficará aberta ao público em Londres até 31 de janeiro de 2010. Depois seguirá para o Grand Palais de Paris de 22 de fevereiro a 23 de maio e chegará ao Museu do Prado em Madri, onde ficará de 22 de junho a 19 de setembro.

cyb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG