Tarso volta a negar qualquer atrito com Gilmar Mendes

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, voltou a negar na manhã desta terça-feira que exista qualquer contencioso entre seu ministério e o Supremo Tribunal Federal (STF). Ele alegou que as declarações do presidente do Supremo, Gilmar Mendes, de que ele não teria competência para julgar prisões ou soltura dos envolvidos na Operação Satiagraha, estão corretas e que o contrário também é verdadeiro.

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |


Não há nenhum tipo de ofensa, nenhum tipo de agressão do ministro Gilmar. Até porque soltar ou prender não é de competência desse ministro, disse. O ministro ainda destacou que a recíproca é verdadeira e que não cabe a Gilmar orientar ações do Ministério da Justiça. Não seria de competência do Gilmar, por exemplo, orientar esse ministro, afirmou.

Tarso também comentou que todo esse caso foi criado devido a uma má interpretação de um termo técnico usado pelo presidente do Supremo, no caso, competência. Segundo ele, Mendes não emitiu um juízo de valor nas declarações, mas a simples utilização de um termo técnico.

Por fim, o ministro comentou os embates que acontecem entre juízes federais de primeira instância com o Supremo. Para ele, alguns setores da sociedade interpretam o caso como uma crise, mas ela não existe. Não há. O que há é uma mudança de paradigmas dentro da Justiça, onde os juízes de primeira instância dizem que estão sendo acuados, onde querer exercer com mais liberdade sua função. E de outra parte, o Supremo cumprindo sua função de ser intérprete da lei em última instância. Não há crise. Há processo de adaptação ao novo tempo, disse.

Gilberto Carvalho

Em relação do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, que foi flagrado em escutas da Polícia Federal repassando informações da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para o ex-deputado federal e atual advogado de Daniel Dantas, Eduardo Greenhalgh, o ministro disse não ver nada de mais no assunto e que tudo foi esclarecido em nota oficial emitida ontem por Carvalho.

    Leia tudo sobre: satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG