entrevista concedida por ele na última quarta-feira." / El Pais - Brasil - iG" / entrevista concedida por ele na última quarta-feira." /

Tarso pede correção em entrevista ao El Pais

BRASÍLIA - O Ministério da Justiça divulgou na tarde desta quinta-feira, um comunicado do ministro Tarso Genro sobre erro na interpretação dada pelo jornal ¿El Pais¿ à http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/02/19/apoio+de+lula+e+obstaculo+a+candidatura+de+dilma+diz+tarso+a+el+pais+4162926.htmlentrevista concedida por ele na última quarta-feira.

Sarah Barros, Último Segundo/Santafé Idéias |

De acordo com comunicado enviado à diretoria do jornal espanhol, Tarso explica que declarou ser uma vantagem para a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ter o apoio do presidente Lula em uma campanha presidencial. O jornal circulou nesta quinta-feira com a manchete: O grande obstáculo de Dilma Rousseff é o apoio de Lula.

Agência Brasil
Lula e Dilma, nesta quinta, durante o anúncio de investimentos em biotecnologia
Utilizei a palavra handcap, que no Brasil tem uma conotação positiva. No entanto, ela foi interpretada pelo jornalista Javier Lafuente como obstáculo ¿ um sentido completamente oposto ao que me referi, diz o comunicado. A publicação da entrevista repercutiu na imprensa brasileira, o que teria levado o ministro a pedir que o equívoco fosse desfeito de alguma maneira.

O jornal chegou a considerar uma "incongruência que ter o respaldo do líder mais carismático da América Latina seja contraproducente". Na entrevista, Genro ressaltou a capacidade de Dilma para assumir a função, sendo uma boa candidata, mas teria evitado aprofundar sua avaliação.

Ainda segundo a publicação, o próprio ministro foi cotado como possível sucessor de Lula. Ao que Genro respondeu: "nos últimos 15 meses, verifiquei que o presidente Lula procurava um candidato que não criasse uma polarização dentro do PT".

    Leia tudo sobre: dilmalula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG