CPI vai convocar diretor-geral da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/08/entenda_a_operacao_satiagraha_da_policia_federal_1426230.html target=_topEntenda a Operação Satiagraha da Polícia Federal " / CPI vai convocar diretor-geral da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/08/entenda_a_operacao_satiagraha_da_policia_federal_1426230.html target=_topEntenda a Operação Satiagraha da Polícia Federal " /

Tarso nega excessos da Abin em operação, mas reúne a agência com a PF

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, negou que o uso de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação Satiagraha da Polícia Federal (PF) se configure em abuso à ordem vigente. Apesar da ponderação, Tarso vai reunir os chefes das duas instituições, na semana que vem, para uma discussão sobre normas e procedimentos. http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/08/14/cpi_vai_convocar_diretor_geral_da_abin_para_explicar_acusacoes_feitas_por_dantas_1565301.html target=_topCPI vai convocar diretor-geral da Abin http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/07/08/entenda_a_operacao_satiagraha_da_policia_federal_1426230.html target=_topEntenda a Operação Satiagraha da Polícia Federal

Severino Motta - Último Segundo/Santafé Idéias |

O imbróglio se deu devido ao uso de agentes da Abin numa operação policial, e não de inteligência. Há ainda a suspeita que a colaboração aconteceu sem o conhecimento dos dois líderes da instituição. No caso, o diretor-geral da PF, Luís Fernando Corrêa, e o chefe da Abin, Paulo Lacerda, não teriam sido informados pelo delegado Protógenes Queiroz que agentes da inteligência brasileira estavam atuando na operação Satiagraha.

"Eu não tenho nenhuma informação sobre a possibilidade da Abin estar extrapolando. Qualquer divergência que haja entre as ações da Abin com a PF isso é consertado através do diálogo [entre os chefes das instituições]", explicou.

Tarso ainda destacou que ajustes entre Abin e PF serão necessários para manter a autonomia das instituições e deixar claras as diferenças operacionais entre as duas. "Na semana que vem o Luís Fernando (PF) vai iniciar esse tipo de conversação para ver se é necessário algum tipo de ajuste nesse trabalho entre as duas agências. [Elas] Têm enorme responsabilidade em diferentes níveis de sistemas operacionais, e necessariamente têm que ser diferentes", disse.

HOJE!

Leia também:


Leia mais sobre:
Operação Satiagraha

    Leia tudo sobre: operação satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG