Tarso diz que entrega ainda este ano quatro Territórios de Paz

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quinta-feira (27) que vai lançar ainda neste ano quatro Território de Paz ¿ locais onde todos os projetos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) estão sendo aplicados, segundo ele, ¿de forma harmônica¿. Tarso disse ainda que das 11 localidades onde o Pronasci atua, algumas estão mais avançadas e devem servir de exemplo para o modelo de segurança pública apresentado pelo ministério.

Agência Brasil |

"O agente treinado para o policiamento comunitário estabelece outro tipo de relação com a comunidade, uma relação que resgata a participação da comunidade com uma segurança que não é violenta ou que entra, dá tiro e sai, disse, em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro, no estúdio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Tarso explicou que, nos Territórios da Paz, um jovem que é pego com um cigarro de maconha não é levado a uma delegacia de polícia, mas a um curso de formação profissional, de alfabetização ou a um ponto de cultura.

A idéia é que esses territórios se disseminem porque a nossa visão de segurança pública não é que as coisas são resolvidas pela entrada violenta da polícia, pelo tiroteio. Depois, a polícia vai embora e a população fica novamente à mercê do crime organizado. É um processo de ocupação por meio do policiamento comunitário, onde os policiais são conhecidos, e as estruturas de serviços da União vão se expandindo. O território é ocupado pelo Estado do bem, que não é violento, que se integra com a comunidade e faz dela uma blindagem para que o crime não prospere.

O ministro admitiu que a expansão dos Territórios da Paz consiste em um processo de médio a longo prazo e que não haverá mudanças espetaculares imediatas. Mas é a única forma de mudar o paradigma da segurança pública no Brasil, disse ele. Para Tarso, o trabalho policial de natureza exclusivamente repressiva leva a um empate e não à redução da criminalidade.

Leia mais sobre: Território de Paz

    Leia tudo sobre: tarso genro

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG