Estado não é censura - Brasil - iG" /

Tarso diz que decisão contra Estado não é censura

BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse nesta quinta-feira que não considera censura a decisão que proibiu o jornal O Estado de S. Paulo de publicar reportagens que contenham informações da Operação Faktor, mais conhecida como Boi Barrica.

Agência Estado |

Não acho que seja censura. Na verdade, o que está sendo obstado ali seria, segundo o despacho, a divulgação de fatos que podem ser inverídicos. Portanto, não é uma censura à imprensa, embora em relação à imprensa, em particular, possa parecer como tal, disse ele, após cerimônia de posse do novo defensor público-geral da União, José Rômulo Plácido Sales.

No entanto, o ministro afirmou acreditar que a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Dácio Vieira - em resposta a ação apresentada pelo empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) -, será derrubada.

"Acho apenas que é uma decisão que não vai se sustentar juridicamente e que certamente será revisada, disse. Já temos outras decisões nesse sentido, e elas normalmente funcionam ao contrário. Em vez de proteger a pessoa que está sendo mencionada, funciona como instrumento que até chama mais a atenção para os fatos imputados, justa ou injustamente. As informações são da "Agência Brasil".

Leia também:

Leia mais sobre: censura

    Leia tudo sobre: censuraimprensajornalistas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG