Tarso confia em indicação à candidatura no RS na sexta-feira

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ministro da Justiça, Tarso Genro, está confiante em que será indicado nessa sexta-feira na convenção do PT como candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul na eleição de 2010. Segundo Tarso, seu nome tem apoio de 70 por cento dos delegados do partido e será oferecido aos aliados no Estado para a formação de uma ampla coligação. O ministro acrescentou que o PT vai buscar apoio em partidos como PDT, PCdoB PSB e PTB.

Reuters |

"Eventualmente, posso ser candidato no Rio Grande do Sul. Essa eventualidade decorre de que amanhã temos a convenção e, provavelmente, vou ser indicado com 70 por cento dos delegados que já foram eleitos", disse Tarso a jornalistas, após participar de evento no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro.

"Vamos oferecer o nome para os nossos aliados e mostrar que esse é o nome para a unidade política e progressista do Rio Grande do Sul", afirmou.

Tarso avalia que o Rio Grande do Sul se encontra em um estado de "letargia econômica e social" sob o comando da governadora Yeda Crusius (PSDB), mas não acredita que as denúncias de irregularidades administrativas contra a tucana possam fortalecer uma candidatura oposicionista.

"É uma crise política que precisa de explicações técnicas. Não vejo que essa crise deva ser aproveitada no debate eleitoral e não acho que fortalece meu nome", afirmou.

Tarso segue sua determinação, apesar de a direção da legenda ter decidido privilegiar a formação de uma coligação nacional para sustentar a candidatura à Presidência da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A formatação das chapas regionais, pela resolução do PT, ficaria em segundo plano.

O PT governou o Rio Grande do Sul com Olivio Dutra (1999-2002) e Tarso saiu derrotado em duas tentativas de comandar o Estado. Ele foi prefeito de Porto Alegre por duas vezes.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG