Companhias aéreas somam 25 voos atrasados e outros 17 cancelados

As companhias aéreas TAM e Gol registram voos atrasados e cancelados na manhã desta sexta-feira, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Entre 0h e 7h de hoje, as duas empresas somam 25 atrasos e outros 17 voos cancelados. De um total de 395 voos programados na faixa de horário (0h às 7h), houve 33 atrasos (8,4%) e 17 cancelamentos (4,3%).

Operação padrão

Funcionários das empresas aéreas decidiram iniciar ontem uma operação padrão nos aeroportos brasileiros. Na prática, os trabalhadores decidiriam seguir estritamente as regras de seus manuais, sem acelerar procedimentos, para minimizar a sobrecarga provocada pelo aumento de demanda nessa época do ano. O objetivo é pressionar as companhias por reajustes salariais.

Aeronautas (comissários e pilotos) e aeroviários (profissionais que atuam em solo) querem reajuste de 30% sobre o piso salarial e de 15% para os demais trabalhadores, mas não conseguiram chegar a um acordo com o sindicato que representa as empresas aéreas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.