TAM e Gol farão alertas sobre gripe suína em voos, diz sindicato

A partir desta quarta-feira, as companhias Gol e TAM, as únicas empresas aéreas brasileiras a contarem com voos internacionais, deverão divulgar um comunicado de bordo sobre a gripe suína padronizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Agência Estado |

A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo diretor-técnico do Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (Snea), comandante Ronaldo Jenkins, que participou de encontro com dirigentes das entidades para ampliar o nível de informação a respeito da doença, que já infectou pessoas de sete países, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

"No caso dos voos domésticos, a adoção do speach-padrão é opcional, já que, no Brasil, não há áreas de risco", afirmou Jenkins. O comunicado durante o voo deve citar os sintomas da doença aos passageiros, como, por exemplo, febre repentina superior a 38 graus, tosse, diarreia, dores no corpo e vômitos.

De acordo com o comandante, a Anvisa esclareceu aos representantes das empresas aéreas, funcionários da Receita Federal, da Polícia Federal (PF), carregadores, tripulantes, taxistas e empregados dos aeroportos brasileiros sobre os procedimentos adequados no caso de um passageiro apresentar sintomas da doença.

Uma das questões mais recorrentes durante a reunião, segundo o diretor-técnico da Snea, foi a necessidade do uso de máscaras pelos funcionários. De acordo com ele, a resposta da Anvisa foi negativa. Quando um passageiro apresentar os sintomas da gripe suína durante o voo ele deve acompanhar funcionários da Anvisa ou da PF para que seu estado de saúde seja monitorado. O encontro entre os funcionários de aeroportos, representantes do governo e das companhias aéreas foi realizado hoje no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.

Aeroportos fazem prevenção de voos vindos do México

(*Com informações da Agência Estado)


Gripe Suína no Brasil:

Entenda a gripe suína:

Leia também:

Leia mais sobre: gripe suína

    Leia tudo sobre: gripe suína

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG