Taça da época de Jesus com inscrição misteriosa é descoberta em Jerusalém

Uma inscrição misteriosa gravada uma taça de pedra que remonta ao primeiro século do cristianismo foi descoberta em Jerusalém, indicou nesta sexta-feira um dos arqueólogos que participam nas escavações realizadas nas proximidades do palácio de Herodes, o Grande, e do Templo de Jerusalém, destruído no ano 70 pelos romanos.

AFP |

"Descobrimos uma inscrição de dez linhas em hebreu antigo ou em aramaico em uma taça que aparentemente servia para um ritual de purificação", indicou à AFP o arqueólogo britânico Shimon Gibson.

"As letras são legíveis, mas o significado é muito difícil de decifrar", afirma o pesquisador da Universidade da Carolina do Norte, autor do recente livro "Os últimos dias de Jesus: as provas arqueológicas".

"É possível que este tipo de taça tenha servido a Jesus para lavar-se ritualmente antes de sua última ceia", aventou, enfatizando a raridade da inscrição que consta do objeto.

As escavações dirigidas pelos professores Gibson e James Tabor, também da Universidade da Carolina do Norte, são realizadas no Monte Sion, fora das muralhas da Cidade Velha, no limite entre Jerusalém Oriental e a parte oriental da cidade anexada depois de sua conquista por Israel em junho de 1967.

ms/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG