Swift e West são artistas mais importantes de 2009

Swift e West são artistas mais importantes de 2009 Por Ricardo Bairos (21.dez) NOVA YORK - Em uma ironia do destino, Taylor Swift e Kanye West foram eleitos os artistas mais importantes de 2009.

Agência Estado |

Segundo a publicação "Billboard", a cantora de country music e o rapper foram os nomes de maior destaque do pop, o que rendeu a eles os prêmios de Top Artistas do Ano.

O caminho dos dois se cruzou em 14 de setembro, durante os Video Music Awards da MTV americana. Ao receber seu prêmio de melhor vídeo de uma artista feminina por "You Belong With Me", a cantora teve seu discurso de agradecimento interrompido pelo rapper. Ele disse que sua concorrente Beyoncé merecia o prêmio, porque seu vídeo para "Single Ladies" era "um dos melhores de todos os tempos". A cantora de 19 anos não terminou seu agradecimento, mas foi chamada ao palco depois por Beyoncé. Outra ironia do pop: Beyoncé perdeu para Swift o título de Top Artista Feminina da "Billboard".

O incidente deu ainda mais fôlego para a carreira da cantora teen, que já ia de vento em popa. Além do prêmio do VMA, ela ganhou este ano duas categorias dos Academy of Country Music Awards, cinco dos BMI Awards (os prêmios da Broadcast Music Incorporated), cinco dos Country Music Association Awards (como o de Artista do Ano) e cinco American Music Awards, no qual também foi eleita a Artista do Ano, em uma categoria que tinha até Michael Jackson entre os concorrentes.

Para West, a trajetória foi diferente. Apesar de uma série de pedidos de desculpas (dois em seu blog, um no episódio de estreia de "The Jay Leno Show" e um telefonema para Swift), o vexame do AMAs marcou o início de um período de hiato para o artista, considerado um dos nomes mais criativos da música pop nos últimos tempos. A turnê Fame Kills, que faria com Lady Gaga, foi cancelada logo em seguida.

O rapper sumiu da mídia, para evitar ainda mais danos para sua imagem pública. Ele reapareceu rapidamente em outubro, para desmentir rumores na Internet de que tinha morrido.O reencontro dos dois deve ser no palco do Grammy, para o qual Swift está indicada em oito categorias e ele, em seis, todas por trabalhos feitos com outros artistas. Seu álbum próprio, "808s & Heartbreak", não foi nem mencionado na premiação, apesar de ter recebido críticas positivas. No que reforça a teoria da conspiração sobre uma possível esnobação do Grammy, seus três discos anteriores receberam várias indicações. Novamente, Beyoncé está no meio da polêmica. A cantora foi a campeã de indicações aos próximo Grammy, com dez.

Ninguém duvida de que premiação use a saia-justa como uma atração da cerimônia. Não fique surpreso com piadas sobre o assunto, a apresentação de uma categoria por Swift e West ou até mesmo com um dueto entre a estrela teen e rapper bad boy. A 52ª edição do Grammy será realizada em 31 de janeiro, no Staples Center, em Los Angeles.

O top 10 de artistas femininas da "Billboard" este ano também tem Lady Gaga, Miley Cyrus, Britney Spears, Pink, Katy Perry, Kelly Clarkson, Rihanna e Keri Hilson. Entre os homens, também estão na lista T.I., Flo Rida, Jason Mraz, Ne-Yo, Lil Wayne, Pitbull, Jamie Foxx, Eminem e Drake. (Planet Pop)

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG