crise generalizada , avalia Conselho Nacional de Saúde - Brasil - iG" /

SUS vive crise generalizada , avalia Conselho Nacional de Saúde

BRASÍLIA - O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, defendeu nesta terça-feira uma reforma geral no Sistema Único de Saúde (SUS), que, segundo ele, enfrenta problemas que vão além da má-gestão.

Agência Brasil |


Nosso maior problema não é na gestão, mas sim nos financiamentos, nos trabalhos, nas relações públicas privadas etc., disse durante a Caravana em Defesa do SUS, na Universidade de Brasília (UnB). Para Batista Júnior, uma das soluções para enfrentar a crise generalizada no sistema público de saúde é a regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursos para o setor.

Estar ao lado do SUS não é defender a privatização e a terceirização da saúde. Isso não é modernização. Modernização é a nossa legislação que sempre foi descumprida e nunca foi colocada em prática, criticou.

A Caravana em Defesa do SUS faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde. A mobilização reúne representantes de conselhos e secretarias estaduais de Saúde, além de movimentos sociais. Antes do Distrito Federal, a caravana visitou 11 estados: Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Espírito Santo, Rondônia, Pernambuco, Acre, Amazonas, Roraima e Rio de Janeiro.

Em mais um ato para pressionar a regulamentação da Emenda 29, os participantes da caravana programam para esta tarde uma manifestação na Câmara dos Deputados.

Leia mais sobre: SUS

    Leia tudo sobre: conselho nacional de saúdesaúdesus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG