Suplicy anuncia apoio a qualquer candidato que o PT indicar para o governo paulista

BRASÍLIA ¿ O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) encaminhou uma carta ao presidente do Diretório Estadual do PT de São Paulo, Edinho Silva, se posicionando ao lado da legenda no apoio a qualquer que seja o candidato para o governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2010.

Camila Campanerut, repórter em Brasília |

Desejo reafirmar minha disposição em apoiar o(a) escolhido(a) como candidato(a) ao governo do Estado de São Paulo por nosso partido. Também apoiarei, com igual entusiasmo, o(a) candidato(a) de partido aliado se for esse o resultado de uma consulta democrática junto aos nossos filiados, diz o senador na carta.

A única ressalva de Suplicy é que o candidato auxilie a campanha da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, à presidência da República e ajude a "implementar a renda básica de cidadania, dentre outras ações governamentais de relevância nas áreas de educação, saúde, transporte, infraestrutura e meio ambiente. Apesar da demonstração de apoio, o parlamentar defendeu a garantia dos filiados de manifestar suas preferências com liberdade.

No cenário paulista de pré-candidatos com apoio do PT, surgem nomes como o da ex-prefeita Marta Suplicy, o do deputado federal e ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, e do também senador Aloizio Mercadante, que negou o interesse ao cargo. 

Já a indicação do deputado Ciro Gomes (PSB-CE), pela sigla aliada ao governo federal, pode ser uma opção. Ainda existe a possibilidade de aliança pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, que recentemente se filiou ao PSB.

Em favor de reforço da campanha em nível federal, o PT já demonstrou que poderá dar suporte a aliados. O próprio presidente do nacional, Ricardo Berzoni, chegou a afirmar que se Ciro fosse candidato em São Paulo, ele e muitos membros da direção estadual e nacional da legenda apoiariam.

Leia mais sobre: Eleições 2010 - PT

    Leia tudo sobre: eleições 2010pt

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG