Superior Tribunal de Justiça suspende Operação Satiagraha

O ministro Arnaldo Esteves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), suspendeu toda a Operação Satiagraha, que investiga desvios de verbas públicas e crimes financeiros. A decisão foi tomada na sexta-feira passada, a pedido do empresário Daniel Dantas, dono do Grupo Opportunity, um dos alvos da investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Gustavo Gantois, iG Brasília |

O ministro Esteves concedeu um habeas corpus até que o STJ vote o mérito da ação. O julgamento, no entanto, ainda não tem data para acontecer. O STJ já entrou em recesso.

A defesa de Dantas argumentou suspeição contra o Tribunal Regional Federal da 3a região, onde despacha o juiz Fausto de Sanctis, responsável pelo inquérito e acusado de desrespeitar decisão do Supremo Tribunal Federal no episódio que culminou na prisão de Dantas.

A assessoria do STJ foi pega de surpresa com a decisão de Esteves. Mesmo o presidente do tribunal, Cesar Asfor Rocha, que passa férias em Fortaleza, não tinha informações detalhadas sobre o caso quando foi procurado pela reportagem do iG .

Leia mais sobre: Operação Satiagraha

    Leia tudo sobre: operação satiagraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG