Sundance se veste de verde em 2009, com seleção de filmes ambientais

Filmes cujo tema é o meio ambiente, com mensagens de preservação da natureza, ganharam espaço e se tornaram protagonistas da 25ª edição do Festival de Cinema de Sundance, nos Estados Unidos, que também dá destaque às questões sociais.

AFP |

"Estamos saqueando a Terra. Temos que pensar de que forma tratamos nossos recursos, mas o mais importante é como tratamos as pessoas", estimou o diretor Joe Berlinger, em entrevista à AFP.

Berlinger vai a Sundance este ano com "Crude", que concorre na categoria Melhor Documentário contando a história de cinco tribos do Equador que pedem indenizações na justiça pelos danos causados pela gigante petroleira Chevron, em uma tragédia ambiental conhecida como "o Chernobyl da Amazônia".

"Nós, como sociedade, enchemos nossos tanques de combustível, mas não pensamos de onde vêm estes produtos. É nossa responsabilidade moral sabê-lo. Espero que as pessoas façam isso depois de assistirem ao filme", disse o diretor.

Outras produções que chegam a Sundance para denunciar desastres como este refletem uma época na qual a preocupação com a ecologia e a militância verde se transformaram em ações sociais importantes.

"Earth Days", de Robert Stone, é uma obra que se interessa tanto pelo movimento de defesa do meio ambiente como por seus atores. Já "The End of the Line", de Rupert Murray, tem como foco a pesca proibida praticada livremente nos oceanos, enquanto "Dirt! The Movie", realizado com uma boa dose de humor por Bill Beneson e Gene Rosow, mostran como o homem está destruindo os recursos naturais do planeta.

"The Beekepers", por sua vez, aponta o desaparecimento das abelhas como exemplo gritante da degradação do meio ambiente, utilizando uma narração marcante sobre imagens de arquivo em preto-e-branco para conscientizar os espectadores.

"As abelhas nos dizem o que está acontecendo no meio ambiente", explicou o cineasta Richard Robinson, que também é apicultor e considera que o desaparecimento destes insetos "trará enormes problemas".

Na mesma linha, o documentário "The Cove" denuncia o triste massacre de mamíferos marinhos nos mares japoneses.

str/rcw/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG