Sul do País volta a registrar temperaturas negativas

Cidade de General Carneiro, no sul do Paraná, registra -5ºC. No Rio Grande do Sul oito municípios tiveram temperaturas negativas

iG São Paulo |

O frio continua intenso nesta quinta-feira no sul do País, principalmente na região serrana dos Estados. Segundo o meteorologista Flávio Varone, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o recorde até o momento foi registrado novamente na cidade de General Carneiro, no sul do Paraná, onde os termômetros marcaram -5ºC. Na madrugada de quarta-feira, a cidade teve a menor temperatura do ano no País, com -5,7ºC .

Futura Press
A formação de geadas no Sul do Brasil deixou os campos em Erechim, RS, cobertos de gelo nesta manhã

No Rio Grande do Sul, os gaúchos também estão sofrendo com o frio. Oito cidades tiveram temperaturas negativas na madrugada e houve geada em diversos locais. Em Erechim, a temperatura chegou a - 1,2ºC e os campos amanheceram brancos, tomados por gelo. O Inmet registrou -2,5ºC em São José dos Ausentes, -1,6ºC em Quaraí, -1,4ºC em Soledade e -0,9ºC em Bagé. Em Porto Alegre, os termômetros ficaram em 3,4ºC.

Situação um pouco melhor em Florianópolis (SC), onde a mínima registrada foi de 8,7ºC. Outras cidades mais afastadas da capital, porém, também tiveram temperaturas negativas. Em Caçados, no Vale do Rio do Peixe, distante 396 km de Florianópolis,  fez -4,3ºC. São Joaquim teve mínima de -3,9ºC, Curitibanos, de -3,7ºC e Joaçaba de -3,1ºC.

Na quarta-feira, o Centro de informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado confirmou a temperatura de -7,6ºC em Urupema. A água da torneira e até uma cachoeira congelou na cidade.

Varone explica que o frio não deve dar trégua nos próximos dias, principalmente no extremo sul, na fronteira com o Uruguai. No Paraná pode chover forte no oeste, centro e norte, o que diminui ainda mais a sensação térmica. Em Curitiba os termômetros devem variar entre 7ºC e 12ºC na sexta-feira e, em General Carneiro, entre 2ºC e 7ºC. 

São Paulo e Rio

A quinta-feira começou com tempo fechado e chuva na capital paulista. Por volta das 8h50, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou 3 pontos de alagamento na cidade. Todos transitáveis. ( Veja aqui ). O dia continuará encoberto e com temperaturas variando entre 12ºC e 16ºC, conforme a previsão do Inmet. Na sexta-feira as chuvas continuam, mas a mínima sobe para 14ºC.

No Rio de Janeiro, apesar do tempo nublado, as temperaturas ficam amenas e as chuvas acontecem apenas em áreas isoladas. Nesta quinta-feira a mínima prevista é de 16ºC e a máxima de 26ºC.

Outras regiões

O tempo segue instável no Centro-oeste do País. Pode chover a qualquer hora no sul e no centro-oeste de Mato Grosso do Sul. No centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso o sol aparece e o tempo fica firme. Mínima de 12ºC e máxima de 24ºC em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Áreas de instabilidade predominam sobre o Nordeste  e o sol aparece, mas ocorrem pancadas de chuva no Rio Grande do Norte, no litoral da Bahia, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará e no norte e no litoral do Piauí e do Maranhão. Previsão de mínima de 21ºC e máxima de 27ºC em Salvador (BA).

A previsão é de pancadas de chuva nesta quinta-feira em Roraima, no Amazonas, no oeste do Acre e no norte de Rondônia. Não chove no Tocantins e no sul do Pará. Sol entre muitas nuvens e ar seco nas demais áreas do Acre e de Rondônia. Termômetros entre 16ºC e 25ºc em Rio Branco (AC).

    Leia tudo sobre: friosulparanásão paulochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG