Sul do País tem frio e registro de neve

Nesta semana foi registrada precipitação de neve em pelo menos 33 cidades da região Sul

iG São Paulo |

A presença de uma massa de ar frio faz com que as temperaturas continuem baixas nesta quarta-feira na região Sul do País e permaneçam assim até pelo menos o final da semana, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Desde a segunda-feira, quando se intensificou a onda de frio no sul do país, foi registrada precipitação de neve em pelo menos 33 cidades da região Sul, 21 do Rio Grande do Sul e 12 de Santa Catarina. Os fenômenos foram variáveis, com a maioria dos registros de pequena intensidade.

Na madrugada, nevou na cidade de São Joaquim, na serra catarinense, e nos municípios de Cambará do Sul, onde a mínima foi de -3,6ºC, e Bom Jesus, com mínima de -3ºC, no Rio Grande do Sul. Outras cidades da região Sul também registraram neve durante a tarde desta quarta-feira.

Na cidade de Urubici, região serrana de Santa Catarina, a Defesa Civil emitiu um alerta para que os órgãos municipais providenciem abrigos para atender moradores de rua e pessoas em situação de risco durante os dias de frio intenso.

Na capital, Porto Alegre, a mínima foi de 2,7ºC na madrugada. Durante o dia, a máxima não ultrapassa os 14ºC na cidade.

A primeira queda de neve do ano no Rio Grande do Sul ocorreu no fim da noite de segunda-feira. O fenômeno ocorreu entre às 22h40 e à 0h30 em Cambará do Sul , no nordeste do Estado, e foi qualificado como de intensidade moderada pelo 8º Distrito de Meteorologia. 

O meteorologista Gil Russo, do Inmet, afirmou que, na quinta-feira, o fenômeno pode novamente acontecer nas serras gaúchas e catarinense. Para Florianópolis a previsão é de termômetros oscilando entre 12ºC e 15ºC. Muito frio na capital paranaense, com mínima prevista de 4ºC e máxima de 10ºC.

São Paulo e Rio

AE
São Paulo amanheceu com frio e chuva. Na foto, populares no Viaduto do Chá, no centro

A frente fria que permanece na faixa leste do Estado de São Paulo desde o último domingo fez com que a capital paulista registrasse nesta quarta-feira a tarde mais fria do ano. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, a estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Mirante de Santana, na zona norte da cidade registrou a temperatura de 14,5ºC. Até então, a menor temperatura observada pelos termômetros do Instituto havia ocorrido na tarde do último dia 14, com 15,5ºC.

A frente fria trouxe poucas chuvas para os paulistas, mas provocou declínio acentuado das temperaturas. Desde então o domingo, o tempo permanece fechado e instável, com temperaturas baixas, e principalmente sensação térmica de muito frio, em função dos ventos que sopram do mar.

Ainda segundo Nazário, o fim de semana promete tempo aberto, com poucas nuvens e sensação de frio durante as madrugadas e início das manhãs. Na próxima semana, a temperatura volta a subir gradativamente e não há previsão de chuvas.

O Rio de Janeiro também começou a quarta-feira com chuvas fracas, mas a temperatura é amena. O tempo deve continuar fechado até o fim da semana. Para hoje, a previsão é de termômetros entre os 15ºC e 26ºC.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: friosulnevesão paulochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG