Sul do País tem a madrugada mais fria do ano

Cidades do Paraná e de Santa Catarina chegam a registrar 0ºC

iG São Paulo |

AE
Vista de São Joaquim, em Santa Catarina, uma das cidades mais altas do País

Uma massa de ar polar atingiu com força o Sul do País na tarde de segunda-feira, provocando queda abrupta da temperatura e geada em algumas cidades. A madrugada foi a mais fria do ano para gaúchos de Quaraí e São José dos Ausentes, onde os termômetros chegaram aos 2,4ºC, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Estado de Santa Catarina, a temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Urubici, na região serrana, a cerca de 160 km da capital Florianópolis. Ali, os termômetros marcaram 0,1ºC. De acordo com Gil Russo, meteorologista do Inmet, geou nas cidades de Passo Fundo e Ibirubá, no Rio Grande do Sul, e Lages e São Joaquim, em Santa Catarina.

Florianólis também teve recorde de frio, com 11,7ºC. O recorde anterior do ano foi de 12,5ºC no dia 20 de maio. Os paranaenses também precisaram tirar os casacos do armário. No município de General Carneiro, no sul do Estado, a temperatura chegou a 0,4ºC na madrugada. 

iG São Paulo
Termômetro marca 1ºC na cidade de São Joaquim (RS), que teve geadas na madrugada
Previsão

De acordo com o Inmet, a previsão é de mais frio para esta terça-feira. O tempo fica nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Leste do Paraná e de Santa Catarina. Exceto na região metropolitana e no litoral, a expectativa é que ocorram geadas no Rio Grande do Sul. A mínima na região pode chegar a -2ºC.

Em Porto Alegre, a mínima prevista é de até 8ºC e a máxima não ultrapassa os 17ºC. Em Curitiba, capital do Paraná, os termômetros podem chegar aos 6ºC até o fim do dia.

Na quarta-feira, as temperaturas entram em levação, mas só serão sentidas no decorrer da tarde. A madrugada e o amanhecer ainda devem ter geadas e Curitiba pode estabelecer novo recorde de frio.

São Paulo

A temperatura também está em queda na capital paulista. Em razão dos ventos úmidos que sopram do mar, o dia começou com temperatura baixa e sensação térmica ainda menor. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o termômetro da estação meteorológica do aeroporto de Congonhas, na zona sul, registrou 12ºC às 5h.

O dia deve continuar com céu nublado, com garoas e chuvas fracas na manhã e tarde. À noite, apesar da nebulosidade, não deve chover. A mínima fica em torno de 12ºC e a máxima dos 18ºC. O frio deve continuar até pelo menos quarta-feira.

    Leia tudo sobre: friotemperaturaSul

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG