Cidades do Paraná e de Santa Catarina chegam a registrar 0ºC

Vista de São Joaquim, em Santa Catarina, uma das cidades mais altas do País
AE
Vista de São Joaquim, em Santa Catarina, uma das cidades mais altas do País

Uma massa de ar polar atingiu com força o Sul do País na tarde de segunda-feira, provocando queda abrupta da temperatura e geada em algumas cidades. A madrugada foi a mais fria do ano para gaúchos de Quaraí e São José dos Ausentes, onde os termômetros chegaram aos 2,4ºC, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No Estado de Santa Catarina, a temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Urubici, na região serrana, a cerca de 160 km da capital Florianópolis. Ali, os termômetros marcaram 0,1ºC. De acordo com Gil Russo, meteorologista do Inmet, geou nas cidades de Passo Fundo e Ibirubá, no Rio Grande do Sul, e Lages e São Joaquim, em Santa Catarina.

Florianólis também teve recorde de frio, com 11,7ºC. O recorde anterior do ano foi de 12,5ºC no dia 20 de maio. Os paranaenses também precisaram tirar os casacos do armário. No município de General Carneiro, no sul do Estado, a temperatura chegou a 0,4ºC na madrugada. 

Termômetro marca 1ºC na cidade de São Joaquim (RS), que teve geadas na madrugada
iG São Paulo
Termômetro marca 1ºC na cidade de São Joaquim (RS), que teve geadas na madrugada
Previsão

De acordo com o Inmet, a previsão é de mais frio para esta terça-feira. O tempo fica nublado com possibilidade de chuvas isoladas no Leste do Paraná e de Santa Catarina. Exceto na região metropolitana e no litoral, a expectativa é que ocorram geadas no Rio Grande do Sul. A mínima na região pode chegar a -2ºC.

Em Porto Alegre, a mínima prevista é de até 8ºC e a máxima não ultrapassa os 17ºC. Em Curitiba, capital do Paraná, os termômetros podem chegar aos 6ºC até o fim do dia.

Na quarta-feira, as temperaturas entram em levação, mas só serão sentidas no decorrer da tarde. A madrugada e o amanhecer ainda devem ter geadas e Curitiba pode estabelecer novo recorde de frio.

São Paulo

A temperatura também está em queda na capital paulista. Em razão dos ventos úmidos que sopram do mar, o dia começou com temperatura baixa e sensação térmica ainda menor. De acordo com dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o termômetro da estação meteorológica do aeroporto de Congonhas, na zona sul, registrou 12ºC às 5h.

O dia deve continuar com céu nublado, com garoas e chuvas fracas na manhã e tarde. À noite, apesar da nebulosidade, não deve chover. A mínima fica em torno de 12ºC e a máxima dos 18ºC. O frio deve continuar até pelo menos quarta-feira.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.