Sul do País registra temperaturas mais baixas no ano

Inmet registrou -5,7ºC em General Carneiro, no Paraná. Orgão estadual de Santa Catarina diz que mínima em Urupema foi de -7,6ºC

iG São Paulo |

O município de General Carneiro, no sul do Paraná, registrou a menor temperatura do País na madrugada de quarta-feira, com -5,7ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A sensação térmica ficou em -7,4°C, de acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, do Instituto Tecnológico Simepar.

Temperaturas ainda menores foram registradas pelo órgão estadual de Santa Catarina Epagri/Ciram (Centro de informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia). Segundo o instituto, na cidade de Urupema, a mínima registrada durante a madrugada foi de -7,6ºC. O Inmet não registra essa temperatura como a menor do País porque não tem estação meteorológica nesta cidade.

Nos dados do Inmet, os três Estados do Sul do País registraram temperaturas negativas. São Joaquim, na serra catarinense, marcou a temperatura de -5,2ºC. No Rio Grande do Sul, a mínima foi de -3,4ºC, em Vacaria. Porto Alegre, com 2,8ºC, e Florianópolis, com 5,4ºC, tiveram as menores temperaturas do ano.

AE
Na cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, os termômetros registraram -5,2ºC
“Não há ventos fortes e umidade na região, o que faria essa sensação ser ainda de mais frio”, afirmou. As temperaturas estão mais baixas nas regiões sul e sudoeste do Estado e na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. O dia com poucas nuvens e o ar gelado provocam geadas e temperaturas abaixo de zero em praticamente todos os municípios dessas regiões.

Segundo o meteorologista do Simepar, uma massa de ar polar intensa que abrange todo o Sul do Brasil é responsável pela queda acentuada nas temperaturas nos Estados da região. Em Curitiba a minima registrada nesta madrugada foi de 5 ºC. A previsão é que o frio permaneça intenso em toda a Região Sul até pelo menos sexta-feira.

São Paulo

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a frente fria que mudou o tempo em São Paulo continua estacionada na altura da região Sudeste. O dia amanheceu com tempo fechado na capital paulista, chuvoso e com temperatura na casa dos 13ºC. Os ventos que sopram do mar em direção ao continente aumentam ainda mais a sensação de frio.

Conforme o órgão, a máxima não ultrapassa os 15ºC nesta quarta-feira. A chuva deve continuar pelo menos até sábado na capital e Grande São Paulo.

*Com informações da Agência Brasil e Agência Estado

    Leia tudo sobre: friosulparanásão paulochuva

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG