ZURIQUE ¿ O mural Pétalas e jardim da ninfa Ancolia, do pintor surrealista alemão Max Ernst, será exibida em Zurique após passar por um processo de restauração, anunciou nesta quarta-feira o museu de Belas Artes Kunsthaus em um comunicado.

Max Ernst na inauguração de uma
exposição de Paris, em 1971 / AFP

A obra, imponente com seus 4,2 por 5,3 metros, foi pintada por Ernst em 1934 e até o início dos anos 60 decorava as paredes de um bar de Zurique chamado Mascota.

Esta é "a última obra de grande formato que ainda se conserva completa" do pintor alemão, informou o museu.

A restauração da pintura durou um ano e serviu para reavivar suas cores e apagar manchas do tempo, adqüiridas ao longo de quase 30 anos de exposição em um local público. Além disso, o mural sofreu danos na parte inferior na década de 60 devido a uma desmontagem infeliz para transporte.

"Pétalas e jardim da ninfa Ancolia" poderá ser novamente apreciada a partir do dia 1º de outubro no Kunsthaus de Zurique, onde ficará até 12 de outubro. De lá, a obra segue para a Menil Collection de Houston, nos Estados Unidos, e depois para o museu Tinguely, na Basiléia, onde permanecerá enquanto o Kunsthaus realiza obras de ampliação para abrigar o quadro adequadamente.

Leia mais sobre: Max Ernst

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.