STF autoriza acesso de senador a documentos da Operação Satiagraha

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, estendeu ao senador Heráclito Fortes (DEM-PI) liminar concedida anteriormente à defesa do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity, para permitir que o parlamentar tenha acesso aos autos do processo que resultou na Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Agência Brasil |

Na decisão, Mendes ressaltou o fato de o nome do senador ter aparecido em material produzido por meios de comunicação como citado em diversas passagens do inquérito policial que levou à Operação Satiagraha.

Ante a plausibilidade do argumento de que sob tal condição figura naqueles autos, conforme amplamente divulgado pela imprensa, o senador tem o mesmo direito de acessar os documentos, afirmou Mendes.

Os advogados do senador alegaram no pedido ao STF que a Polícia Federal vazou dados sigilosos do inquérito com o único e claro escopo de prejudicar a imagem de outras pessoas não envolvidas nos fatos em apuração.

A Operação Satigraha investiga crimes financeiros que teriam sido cometidos por uma organização liderada pelo banqueiro Daniel Dantas, de quem Heráclito seria próximo.

    Leia tudo sobre: daniel dantasoperação satigraha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG