STF adia novamente julgamento sobre abertura de ação contra Valdir Raupp

BRASÍLIA - O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu adiar novamente, nesta quinta-feira, a decisão sobre a abertura de ação penal contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), acusado pela suposta prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, na época em que era governador de Rondônia (1995-1999).

Carollina Andrade - Último Segundo/Santafé Idéias |

Após quase dois anos de paralisação, o julgamento foi adiado devido a um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Em 2007, o ministro Gilmar Mendes, atual presidente do STF, pediu vista do processo, alegando precisar de mais tempo para analisar o caso. Na época, quando o Plenário começou a analisar o processo, o relator, ministro Joaquim Barbosa, votou pelo recebimento da denúncia e foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e pelos ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, o então governador fechou um empréstimo com o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) voltado para desenvolver o Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia, no valor de US$ 167 milhões. Entretanto, na prática, os recursos teriam sido usados para saldar despesas diversas do Estado, configurando transferência ilícita.

    Leia tudo sobre: stf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG