Stephanes: PA terá áreas rurais monitoradas em janeiro

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, reafirmou hoje, por meio de nota à imprensa, que as propriedades rurais do Sul e do Leste do Pará começarão a ser monitoradas pelo sistema de georreferenciamento por satélite a partir de 1º de janeiro de 2010. Desejamos institucionalizar uma situação de desmatamento zero em função do avanço da pecuária, disse o ministro, conforme o documento, a representantes de frigoríficos, do governo do Pará, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Agência Estado |

A garantia foi reforçada hoje pelo ministro, após encontro com entidades envolvidas no projeto de rastreamento dos bovinos da região. A medida, de acordo com a nota à imprensa, tem como finalidade acabar com o desmatamento na Amazônia.

Pelo projeto, caberá aos produtores não desmatar suas propriedades para desenvolver a pecuária no Estado. Os que forem flagrados pelo sistema perderão a Guia de Trânsito Animal (GTA) de todo o rebanho. "Sem o documento, que passa a ser eletrônico, o proprietário fica impedido de comercializar seus animais para outras unidades da federação."

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG