Stephanes e Minc evitam polêmica em debate no DF

Sem esconder o constrangimento, mas optando pelo tom diplomático, os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, participaram hoje de um debate, em Brasília, sobre a produção sustentável na região da Amazônia Legal. Perguntados sobre as desavenças, ambos fugiram da polêmica.

Agência Estado |

No mês passado, os dois trocaram farpas sobre a revisão do Código Florestal e sobre o plantio de cana-de-açúcar na Amazônia e no Pantanal, postura que levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a repreendê-los.

Hoje, no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, Stephanes disse que 90% do problema da Amazônia Legal é ambiental e não da agricultura. Ele lembrou que boa parte das áreas da região está protegida e que, nesse caso, a ação deve ser do Ministério do Meio Ambiente. Na mesa de discussão, Minc optou pela diplomacia.

O ministro do Meio Ambiente, que chegou ao encontro no momento em que Stephanes conversava com os jornalistas, quis logo medir a temperatura do terreno. "Você falou mal de mim?", perguntou a Stephanes. O ministro da Agricultura optou por não responder, mas cumprimentou seu colega de governo. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, também participou do debate.

No entanto, Stephanes deixou claro que as relações com Minc não estão 100%. Perguntado se retomaria os trabalhos de um grupo criado no ano passado para propor mudanças no Código Florestal, Stephanes fugiu da polêmica. "Isso fica para depois", afirmou. Minc foi mais sutil e ressaltou os entendimentos entre Agricultura e Meio Ambiente apesar dos "pequenos tremores".

Após o debate, um jornalista perguntou ao ministro do Meio Ambiente se ele já havia feito as pazes com Stephanes. "Não brigamos. Algumas ideias conflitam", disse Minc, evitando a polêmica. "Os pequenos conflitos fazem parte da democracia." O ministro defendeu a retomada das discussões do grupo de trabalho.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG